Tecnobyte Informática

Tecnobyte SAC Plus e Tecnobyte SAC Pro

Guia de instalação

Introdução

Este documento explica como instalar e configurar os sistemas Tecnobyte SAC Plus e Tecnobyte SAC Pro para uso em um ou vários computadores. As instruções a seguir devem ser seguidas rigorosamente na ordem em que estão organizadas.

Caso tenha pouca experiência na instalação de sistemas, sugerimos que solicite ajuda de um técnico em informática para auxiliá-lo. Isto é especialmente importante para evitar perda de dados!

Requisitos para instalação do sistema

  1. Sistema operacional:
    • Windows Server 2003
    • Windows Server 2008
    • Windows Server 2012
    • Windows XP
    • Windows Vista
    • Windows 7
    • Windows 8
    • Windows 8.1
    • Windows 10
  2. Rede configurada com protocolo TCP/IP (dispensável se não for usar o sistema em rede).
  3. Gerenciador de banco de dados Firebird versão 2.5.2 ou compatível (instalado automaticamente).
  4. Sistema elétrico confiável com no-break, especialmente no computador que será o servidor da rede.
  5. No mínimo 50MB de espaço livre em disco.
  6. No mínimo 64MB de memória (quanto mais, melhor).

Preparando o ambiente de trabalho

Servidor e terminais

Antes de iniciar a instalação do sistema é necessário definir em qual computador os dados serão gravados. Este será o computador principal e nós o chamaremos de servidor. Se for instalar o sistema em apenas um computador, este será considerado servidor. Os demais computadores serão chamados de terminais.

Ambiente de rede

Este sistema pode ser usado em rede, de modo que dois ou mais usuários possam gravar e consultar dados simultaneamente. Para isto é necessário que se tenha uma rede de computadores configurada com o protocolo TCP/IP e que o servidor possua um endereço IP fixo ou nome para ser acessado através da rede. Se deseja usar o sistema em rede, mas ainda não tem uma rede configurada conforme os requisitos acima, sugerimos que contrate um técnico experiente para montar e configurar a rede.


Firebird e Interbase

Este sistema requer o Firebird 2.5.2 ou mais atual, o qual é instalado automaticamente. Antes de instalar o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro desinstale qualquer versão anterior do Firebird que esteja instalada no mesmo computador.

Em geral os programas Firebird e Interbase são incompatíveis entre si. Por isto antes de instalar o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro é recomendável desinstalar qualquer versão do Interbase ou Borland Interbase que esteja instalada no mesmo computador.


Instalando o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro no servidor

  1. Faça o download do instalador.
  2. Execute o instalador. Na etapa denominada Selecionar componentes, escolha Instalação para servidor e prossiga.
  3. Após a instalação, abra o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro para certificar-se de que o sistema foi instalado com sucesso.

Copiando os dados do Tecnobyte SAC Free para o Tecnobyte SAC Plus ou para o Tecnobyte SAC Pro

Se existem dados registrados no Tecnobyte SAC Free e deseja copiá-los para o Tecnobyte SAC Plus ou para o Tecnobyte SAC Pro, siga as instruções abaixo.

Fazendo a cópia dos dados do Tecnobyte SAC Free

  1. Abra o programa Backup do SAC Free.
  2. Selecione a opção Criar uma cópia de segurança e clique em Avançar.
  3. As informações do banco de dados do SAC Free serão exibidas, após conferi-las clique em Avançar.
  4. Selecione a opção Pasta e clique em Avançar.
  5. Informe a pasta onde a cópia será gravada (exemplo C:\Tecnobyte\) e clique em Avançar.
  6. Clique no botão Concluir e aguarde.
  7. Quando terminar a cópia, feche o programa Backup do SAC Free.

Restaurando a cópia dos dados no Tecnobyte SAC Plus ou no Tecnobyte SAC Pro

  1. Feche o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro em todos os computadores da rede.
  2. No servidor, abra o programa Backup do SAC Plus ou Backup do SAC Pro selecione a opção Restaurar uma cópia de segurança e clique em Avançar.
  3. Será exibido as informações do banco de dados para o qual a cópia vai ser restaurada, após conferi-las clique em Avançar.
  4. Em Endereço da cópia informe o endereço da cópia (exemplo C:\Tecnobyte\Backup - Tecnobyte SAC Free - 02.08.2016 - 12.06.55.bkp) ou clique em Procurar para localizar o arquivo (cópia).
  5. Clique no botão Concluir, confirme e aguarde até que a cópia seja restaurada.
  6. Quando terminar a restauração, feche o programa Backup do SAC Plus ou Backup do SAC Pro.
  7. Entre no sistema Tecnobyte SAC Plus ou Tecnobyte SAC Pro e verifique se os dados foram copiados.

Instalando o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro em um terminal

  1. Faça o download do instalador.
  2. Execute o instalador. Na etapa denominada Selecionar componentes, escolha Instalação para terminal e prossiga.
  3. Após a instalação, abra o Tecnobyte SAC Plus o Tecnobyte SAC Pro no terminal.
  4. Se aparecer uma mensagem de erro, clique em Ok para abrir a janela Configurações do banco de dados automaticamente.
  5. Se não aparecer uma mensagem de erro, então entre no sistema e acesse Janela principal > Ferramentas > Configurações do banco de dados.
  6. Na janela Configurações do banco de dados preencha o campo Servidor com o endereço IP ou nome do servidor e clique em Ok para confirmar. Veja a seguir como descobrir o endereço IP do servidor.

Descobrindo o endereço IP do servidor

Execute os passos seguintes no servidor:

  1. Abra Iniciar > Executar.
  2. Digite CMD (ou COMMAND.COM em versões antigas do Windows) e pressione ENTER.
  3. Na tela que se abrir, digite IPCONFIG e pressione ENTER.
  4. Veja o endereço na linha iniciada com Endereço IP ou Endereço IPv4.

Observações

Suporte técnico

Em caso de dúvidas ou problemas clique aqui para entrar em contato com nosso suporte técnico.
Suporte técnico
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br