Tecnobyte Informática

Tecnobyte SAC

Como desfazer um reajuste de preços?

Antes de aplicar um reajuste de preços, sempre faça cópia de segurança (backup) do banco de dados do sistema. Desta forma, se algo sair fora do previsto, poderá recuperar o backup para voltar ao estado anterior.

Se você aplicou um reajuste de preços e deseja voltar aos preços que estavam antes do reajuste, deverá aplicar um novo reajuste com taxa oposta.

Por exemplo:

Se um produto estava com preço de 200,00 e após o reajuste o preço foi alterado para 250,00, então temos que aplicar um novo reajuste com uma taxa negativa que faça com que o preço volte ao preço anterior. Mas como saber qual taxa devemos aplicar no novo reajuste? Veremos a seguir como responder a esta pergunta.

Vamos chamar o preço atual do produto de PreçoAtual e o preço que queremos deixar, chamaremos de PreçoFinal. Chamaremos de Taxa a porcentagem que queremos descobrir. Então devemos fazer o seguinte cálculo:

  • Taxa = PreçoFinal / PreçoAtual x 100 - 100

Lê-se:
Taxa É IGUAL A PreçoFinal DIVIDIDO POR PreçoAtual VEZES 100 MENOS 100.

Voltando ao caso em questão, em que queremos fazer o preço voltar de 250,00 para 200,00, o cálculo será este apresentado abaixo:

  • Taxa = 200 / 250 x 100 - 100>
  • Taxa = 0,8 x 100 - 100
  • Taxa = 80 - 100
  • Taxa = -20

Isto significa que aplicando um novo reajuste de -20% (vinte por cento negativo), o preço que está 250,00 passará para 200,00 após este novo reajuste.

Note que o novo reajuste precisa ser aplicado aos mesmos produtos que foi aplicado o reajuste anterior. Isto significa que ao aplicar o novo reajuste deve-se informar os mesmos parâmetros de filtragem de dados que foram informados ao aplicar o anterior.

É também importante ressaltar que pequenas diferenças podem ocorrer devido a arredondamentos nos cálculos. Para minimizar estas diferenças, recomendamos informar a nova taxa com 4 casas decimais.