Ir ao topo

Tecnobyte

Logomarca da Tecnobyte
Contato por WhatsApp

WhatsApp

(69) 3421-6756

Contato por Telefone

(69) 3421-6756

(69) 3421-6757

Enviar mensagem

Enviar

mensagem

Contato por Facebook

Facebook

Vídeos

Vídeos

Atendimento de segunda a sexta, das 08h00 às 19h00 (horário de Brasília).

Banner

Informática

Como converter um arquivo HTML para PDF via linha de comando?

Existem muitas formas para se converter um arquivo HTML para o formato PDF, mas a maioria das soluções requer a intervenção do usuário, o que nem sempre é desejável.

Se você necessita de uma conversão automatizada, com um mínimo de intervenção do usuário, então o programa wkhtmltopdf pode ser a solução. Este programa pode ser executado a partir do ambiente de comandos (shell) do sistema operacional (Windows, Linux, etc.), via arquivo de lotes (.bat, .cmd, .sh, etc.), ou a partir de outro programa feito especificamente para este propósito.

Após instalar o programa wkhtmltopdf em seu computador, você poderá executar um comando simples como este abaixo para gerar um arquivo PDF a partir de um arquivo HTML qualquer.

"C:\Program Files\wkhtmltopdf\bin\wkhtmltopdf.exe" C:\Pasta\Exemplo.html C:\Pasta\Exemplo.pdf

A linha de comando acima considera que o programa foi instalado sob a pasta C:\Program Files\, mas você deve conferir o local exato de instalação e fazer os ajustes necessários.

O conteúdo HTML pode estar em um arquivo local ou mesmo em uma página da Internet, como mostra o comando a seguir:

wkhtmltopdf http://google.com.br google.pdf

Note que neste último exemplo não foi informado o endereço completo do programa wkhtmltopdf. Por este motivo a linha de comando acima funcionará somente se o sistema operacional estiver configurado para procurar executáveis na pasta deste programa ou se este comando for executado a partir da pasta do próprio programa.

Junto com o programa wkhtmltopdf é instalado também o programa wkhtmltoimage.exe, que pode ser usado para converter HTML para diversos formatos de imagem.

O conteúdo desta página pode ajudar alguém? Compartilhe!