Ir ao topo

Tecnobyte

Logomarca da Tecnobyte
Contato por WhatsApp

WhatsApp

(69) 3421-6756

Contato por Telefone

(69) 3421-6756

(69) 3421-6757

Enviar mensagem

Enviar

mensagem

Contato por Facebook

Facebook

Vídeos

Vídeos

Atendimento de segunda a sexta, das 08h00 às 19h00 (horário de Brasília).

Tecnobyte FPEditor

Objetivo

O objetivo deste software é permitir que o usuário possa configurar a impressão de documentos pré-impressos em diversos softwares de nossa autoria, tais como o Tecnobyte SAC Free, Tecnobyte SAC Plus, etc.

Com este software você poderá configurar a impressão de duplicatas, promissórias, boletos bancários, etc, permitindo ajustar o tamanho do papel, o tipo e tamanho da fonte (letra) e a posição de cada campo.

Como funciona?

Em vários softwares de nossa autoria, como por exemplo o Tecnobyte SAC Free, existem comandos para impressão de documentos pré-impressos, tais como duplicatas, promissórias, boletos bancários, etc. Para cada tipo de documento pré-impresso que o programa emite há um arquivo de configuração correspondente. Na pasta destes programas existem arquivos como promissoria1.fpr, duplicata1.fpr, boleto1.fpr e outros.

Quando o usuário solicita a emissão de um destes documentos, o programa lê o arquivo de configuração correspondente e faz a impressão com base nas informações nele contidas. Entretando o layout (tamanho do papel, posição dos campos, etc) dos documentos pré-impressos são geralmente variáveis, havendo então a necessidade de ajustar as configurações para que os campos sejam impressos nos lugares corretos e com a aparência desejada. É aí que entra o Tecnobyte FPEditor.

Como instalar?

Para instalar o Tecnobyte FPEditor é muito fácil. Você precisa apenas obter uma cópia do instalador e fazer a instalação padrão. Para fazer o download do instalador agora, clique aqui. Em seguida, abra o instalador e siga as orientações que serão mostradas na tela do seu computador. Após a instalação, um atalho para o programa estará disponível no menu Iniciar > Programas > Tecnobyte.

Como usar?

Usar o Tecnobyte FPEditor é bastante simples. Para iniciar vamos abrir o programa clicando em Iniciar > Programas > Tecnobyte > FPEditor. Ao abri-lo, uma janela como esta abaixo será exibida.

Abrindo um arquivo de configuração

Como dito anteriormente, as configurações para impressão do formulário pré-impresso ficam gravadas num arquivo com a extensão (sufixo) .fpr. Neste artigo veremos como configurar a impressão de promissória em papel pré-impresso através do programa Tecnobyte SAC Free.

Siga os passos abaixo para abrir o arquivo que contém as configurações para impressão de promissória que está na pasta do programa Tecnobyte SAC Free.

Definindo o tamanho do papel

Importante!

O tamanho de papel Personalizado não funciona corretamente em algumas impressoras, especialmente alguns modelos da marca HP. Nestes casos você deve escolher um tamanho pré-definido que seja maior que o tamanho real do formulário. Como estas impressoras imprimem em folhas soltas, informar um tamanho maior que o real geralmente não causa problemas.

Configurando um campo

Medidas na prática

A figura abaixo mostra na prática como obter as medidas do tamanho do papel e o posicionamento dos campos do formulário.

Salvando as configurações

Agora que você já definiu o tamanho do papel e as configurações dos campos, não podemos esquecer de salvar as alterações. Para isto clique no menu Arquivo e escolha o comando Salvar.

Fazendo testes

Existem no Tecnobyte FPEditor alguns comandos para que fique mais fácil acertar as configurações de impressão.

O comando Arquivo > Imprimir teste faz a impressão do documento pré-impresso usando como dado os nomes dos próprios campos. Assim fica fácil conferir se as configurações estão adequadas.

Já o comando Arquivo > Imprimir grade imprime uma grade com quadrados medindo 1 cm de lado. Este recurso pode ser usado como régua para facilitar o posicionamento dos campos no formulário.

Além dos recursos para testes citados acima, você também poderá usar o programa que emite o documento para imprimir alguns testes. No caso do Tecnobyte SAC Free você deverá abrir a janela Contas a receber, localizar um título a receber e mandar imprimir através do menu Relatórios > Promissória. Obserque que a impressão de promissória neste programa pode ser configurada para formulário pré-impresso ou desenhado pela impressora, o que deve ser ajustado no menu Ferramentas > Configurações locais da janela principal.

Nunca é demais lembrar que antes de cada teste de impressão você deverá salvar as alterações, clicando no menu Arquivo e escolhendo o comando Salvar.

Conclusão

Neste tutorial mostramos como configurar a impressão de promissórias, mas as instruções aqui contidas são válidas para configurar diversos outros documentos como duplicatas, boletos, etc.

Caso você encontre alguma incorreção nas informações aqui contidas, queira por gentileza enviar uma mensagem ao nosso suporte técnico informando nossa falha.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br

O conteúdo desta página pode ajudar alguém? Compartilhe!