Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para controlar acesso,
personalizar conteúdo, gerar estatísticas e analisar o nosso tráfego.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso desses recursos.
Atendimento de segunda a sexta, das 08h00 às 19h00 (horário de Brasília).
Tecnobyte SAC Plus e Tecnobyte SAC Pro
Guia de instalação
Introdução
Este documento explica como instalar e configurar os sistemas Tecnobyte SAC Plus e Tecnobyte SAC Pro para uso em um ou vários computadores. As instruções a seguir devem ser seguidas
rigorosamente na ordem em que estão organizadas.
Caso tenha pouca experiência na instalação de sistemas, sugerimos que solicite
ajuda de um técnico em informática para auxiliá-lo. Isto é especialmente importante
para evitar perda de dados!
Requisitos para instalação do sistema
Sistema operacional:
Windows Server 2003
Windows Server 2008
Windows Server 2012
Windows XP
Windows Vista
Windows 7
Windows 8
Windows 8.1
Windows 10
Rede configurada com protocolo TCP/IP (dispensável se não
for usar o sistema em rede).
Gerenciador de banco de dados Firebird versão 2.5.2 ou compatível (instalado automaticamente).
Sistema elétrico confiável com no-break, especialmente no computador
que será o servidor da rede.
No mínimo 50MB de espaço livre em disco.
No mínimo 64MB de memória (quanto mais, melhor).
Preparando o ambiente de trabalho
Servidor e terminais
Antes de iniciar a instalação do sistema é necessário definir em qual
computador os dados serão gravados. Este será o computador principal e
nós o chamaremos de servidor. Se for instalar o sistema
em apenas um computador, este será considerado servidor. Os demais
computadores serão chamados de terminais.
Ambiente de rede
Este sistema pode ser usado em rede, de modo que dois ou mais usuários
possam gravar e consultar dados simultaneamente. Para isto é necessário
que se tenha uma rede de computadores configurada com o protocolo
TCP/IP e que o servidor possua um endereço IP fixo ou
nome para ser acessado através da rede. Se deseja usar o sistema em rede,
mas ainda não tem uma rede configurada conforme os requisitos acima,
sugerimos que contrate um técnico experiente para montar e configurar a rede.
Firebird e Interbase
Este sistema requer o Firebird 2.5.2 ou mais atual, o qual é
instalado automaticamente. Antes de instalar o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro desinstale qualquer versão anterior do Firebird que esteja
instalada no mesmo computador.
Em geral os programas Firebird e Interbase são
incompatíveis entre si. Por isto antes de instalar o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro é recomendável desinstalar qualquer versão do Interbase ou
Borland Interbase que esteja instalada no mesmo computador.
Instalando o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro no servidor
Execute o instalador. Na etapa denominada Selecionar componentes,
escolha Instalação para servidor e prossiga.
Após a instalação, abra o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro para certificar-se de
que o sistema foi instalado com sucesso.
Sugerimos fazer a instalação padrão para evitar problemas e facilitar o suporte técnico.
Se no final da instalação for solicitado que reinicie o computador, confirme a reinicialização.
O nome de usuário padrão é ADM e a senha padrão é 12345.
Copiando os dados do Tecnobyte SAC Free para o Tecnobyte SAC Plus ou para o Tecnobyte SAC Pro
Se existem dados registrados no Tecnobyte SAC Free e deseja
copiá-los para o Tecnobyte SAC Plus ou para o Tecnobyte SAC Pro, siga as instruções abaixo.
Os passos abaixo devem ser executados após a instalação do Tecnobyte SAC Plus ou do Tecnobyte SAC Pro no servidor.
Todos os dados já existentes no Tecnobyte SAC Plus ou no Tecnobyte SAC Pro serão substituídos pelos dados do Tecnobyte SAC Free.
Fazendo a cópia dos dados do Tecnobyte SAC Free
Abra o programa Backup do SAC Free.
Selecione a opção Criar uma cópia de segurança e clique em Avançar.
As informações do banco de dados do SAC Free serão exibidas, após conferi-las clique em Avançar.
Selecione a opção Pasta e clique em Avançar.
Informe a pasta onde a cópia será gravada (exemplo C:\Tecnobyte\) e clique em Avançar.
Clique no botão Concluir e aguarde.
Quando terminar a cópia, feche o programa Backup do SAC Free.
Restaurando a cópia dos dados no Tecnobyte SAC Plus ou no Tecnobyte SAC Pro
Feche o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro em todos os computadores da rede.
No servidor, abra o programa Backup do SAC Plus ou Backup do SAC Pro selecione a opção Restaurar uma cópia de segurança e clique em Avançar.
Será exibido as informações do banco de dados para o qual a cópia vai ser restaurada, após conferi-las clique em Avançar.
Em Endereço da cópia informe o endereço da cópia (exemplo C:\Tecnobyte\Backup - Tecnobyte SAC Free - 02.08.2016 - 12.06.55.bkp) ou clique em Procurar
para localizar o arquivo (cópia).
Clique no botão Concluir, confirme e aguarde até que a cópia seja restaurada.
Quando terminar a restauração, feche o programa Backup do SAC Plus ou Backup do SAC Pro.
Entre no sistema Tecnobyte SAC Plus ou Tecnobyte SAC Pro e verifique se os dados foram copiados.
Instalando o Tecnobyte SAC Plus ou o Tecnobyte SAC Pro em um terminal
Execute o instalador. Na etapa denominada Selecionar componentes,
escolha Instalação para terminal e prossiga.
Após a instalação, abra o Tecnobyte SAC Plus o Tecnobyte SAC Pro no terminal.
Se aparecer uma mensagem de erro, clique em Ok para abrir a janela
Configurações do banco de dados automaticamente.
Se não aparecer uma mensagem de erro, então entre no sistema e acesse
Janela principal > Ferramentas > Configurações do banco de dados.
Na janela Configurações do banco de dados preencha o campo
Servidor com o endereço IP ou nome do
servidor e clique em Ok para confirmar. Veja a seguir como
descobrir o endereço IP do servidor.
Descobrindo o endereço IP do servidor
Execute os passos seguintes no servidor:
Abra Iniciar > Executar.
Digite CMD (ou COMMAND.COM em versões antigas do Windows) e pressione ENTER.
Na tela que se abrir, digite IPCONFIG e pressione ENTER.
Veja o endereço na linha iniciada com Endereço IP ou Endereço IPv4.
Observações
Dependendo das configurações de rede de seu computador, mais de um
endereço IP poderá ser apresentado. O endereço IP da
rede local geralmente é aquele apresentado logo abaixo de
Adaptador Ethernet Conexão local.
Se nenhum endereço IP for mostrado ao executar o comando
IPCONFIG é provável que seu computador não esteja configurado
para funcionar em rede. Neste caso solicite ajuda de um técnico em redes
Windows.
Suporte técnico
Em caso de dúvidas ou problemas
clique aqui para entrar em contato com nosso suporte técnico.