No sistema Tecnobyte SAC, as vendas concluídas na forma de pagamento
Crediário bem como os boletos emitidos possuem vínculos com Contas
a receber. Por conta disso, para excluir uma venda com parcelas recebidas
ou com boletos emitidos, é preciso primeiro excluir os boletos e as parcelas.
Caso tenha sido emitido algum boleto para a venda, ele deverá ser o primeiro
a ser excluído. Para isso, faça:
- Abra a tela de Contas a receber > Consultas > Boletos bancários.
- Na tela que abrir, localize o (s) boleto (s) que deseja excluir
através dos filtros.
- Em seguida clique em Registro > Excluir. Confirme a exclusão.
Repita esse procedimento para cada boleto a ser excluído.
Para evitar possíveis transtornos, recomendamos que, ao excluir um boleto,
recolha a cópia que foi entregue ao cliente, evitando que ele efetue o
pagamento por engano.
Caso não existam boletos para a venda ou eles já tenham sido excluídos,
estorne as contas recebidas referentes a essa venda seguindo os passos
abaixo:
- Na tela de Contas a receber, clique em Consultas > Contas do
cliente.
- Localize o cliente, selecione o registro e clique em Ok.
- Na tela seguinte clique em Consultas > Contas baixadas.
- Selecione a opção que achar melhor ao caso. As contas recebidas desse
cliente serão listadas na tela conforme a opção selecionada.
- Selecione a conta a ser estornada e clique em Opções > Estornar a
baixa.
- Verifique as operações que serão desfeitas e clique em Ok.
- Faça esse procedimento para todas as parcelas referentes à venda recebidas
do cliente.
Agora você poderá excluir a venda seguindo as instruções abaixo:
- Acesse Janela principal > Vendas.
- Localize a venda que deseja excluir através do menu Ferramentas >
Localizar ou CTRL+L.
- Ao encontrar a venda, selecione-a e clique em OK para mostrar todos
os dados.
- Clique em Opções > Estornar para estornar fechamento da venda.
- Clique em Registro > Excluir para o excluir o registro da venda.