Se ao tentar imprimir, o sistema está apresentando a mensagem de erro
O servidor RPC não está disponível é provável que o serviço Chamada de
procedimento remoto (RPC) não esteja ativo no Windows. Para resolver o
problema, siga os passos abaixo:
- Acesse Iniciar > Configurações > Painel de controle >
Ferramentas administrativas > Serviços.
- Localize e dê um duplo-clique no item Chamada de procedimento remoto
(RPC).
- Na tela que se abrirá, deixe o campo Tipo de inicialização como
Automático.
- Se o Status do serviço estiver como Parado, clique em
Iniciar.
- Clique em Ok para concluir.
Se, após executar os procedimentos acima, o erro persistir:
- Localize, ainda na janela de Serviços, o item Spooler de impressão
e dê um duplo-clique sobre o mesmo.
- Na tela que se abrirá, deixe o campo Tipo de inicialização como
Automático.
- Se o Status do serviço estiver como Parado, clique em
Iniciar.
- Clique em Ok para concluir.