Ir ao topo

Tecnobyte

Logomarca da Tecnobyte
Contato por WhatsApp

WhatsApp

(69) 3421-6756

Contato por Telefone

(69) 3421-6756

(69) 3421-6757

Enviar mensagem

Enviar

mensagem

Contato por Facebook

Facebook

Vídeos

Vídeos

Atendimento de segunda a sexta, das 08h00 às 19h00 (horário de Brasília).

Meu IP

Endereço IP público da minha conexão

Este é o endereço IP público da sua conexão com a internet:

54.152.77.92   Copiar o endereço IP
Banner

O que é endereço IP?

Cada equipamento conectado em uma rede de computadores, seja um notebook, smartphone, impressora ou qualquer outro, recebe uma identificação única, que chamada de endereço IP. É por meio desse endereço que os dispositivos conectados em uma mesma rede conseguem estabelecer a comunicação. Além do endereço IP, cada equipamento também pode receber um nome de máquina (host name) que, tal como o endereço IP, também serve para identificar o dispositivo na rede.

Endereço IP público e privado

O endereço IP pode ser privado (visível apenas na rede privada, tal como a rede local) ou público (visível na Internet), a depender de qual é a rede ao qual o equipamento está conectado. Geralmente nas empresas e nas residências, existe um dispositivo central que faz a conexão com a internet, o qual recebe um endereço IP público, enquanto que os demais equipamentos possuem apenas um endereço IP privado da rede local.

Endereço IP dinâmico e estático

Um endereço IP pode ser dinâmico ou estático. Endereços IPs dinâmicos são fornecidos automaticamente por um serviço de rede chamado DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que geralmente é disponibilizado pelo roteador da rede ou outro equipamento configurado para essa finalidade. Já o endereço IP estático, também chamado de IP fixo, precisa ser configurado manualmente no próprio dispositivo.

Como ver o endereço IP privado?

No Windows você pode ver seu endereço IP privado executando o comando ipconfig no Prompt de Comando, conforme segue:

O endereço IP deverá aparecer à direita da expressão Endereço IPv4 ou Endereço IPv6. Se seu computador possuir mais que um adaptador de rede, você poderá ver um endereço IP para cada adaptador. A conexão de rede cabeada geralmente aparece como Adaptador Ethernet, enquanto que a rede sem fio costuma aparecer como Adaptador de Rede sem Fio.

No Linux basta executar o comando ip a no terminal:

ip a
Com este comando serão exibidas informações de todos os adaptadores de rede ativos no computador. A conexão cabeada geralmente aparece como eth0 e o endereço IP é mostrado depois da palavra inet.

Como ver o endereço IP público?

Para ver o endereço IP público da sua conexão com a internet, você precisa acessar algum web site que mostre essa informação, como é o caso desta página. É válido observar que esse endereço IP público geralmente não identifica seu computador especificamente, mas sim o dispositivo pelo qual seu computador se conecta com a internet, geralmente um roteador.

O conteúdo desta página pode ajudar alguém? Compartilhe!