Como excluir vendas com contas recebidas ou cartão?
No sistema Tecnobyte SAC, as vendas concluídas nas formas de pagamento Crediário e Cartão possuem vínculos com Contas a receber. Para excluir uma venda com parcelas de crediário ou cartão recebidas, é preciso primeiro excluir os registros financeiros correspondentes. Caso a venda tenha sido feita com cartão e já tenha passado pelo processo de conciliação, é necessário excluir a movimentação bancária antes de prosseguir com a exclusão da venda.
Estornando e excluindo um movimento bancário:
- Na janela principal do sistema, acesse Movimento Bancário.
- Vá até Ferramentas e selecione Localizar.
- Busque a movimentação que deseja estornar e excluir.
- Após localizar o movimento, clique em Opções > Estornar Compensação.
- Para excluir a movimentação, clique em Registro > Excluir.
Caso não existam transações de cartão para a venda ou elas já tenham sido excluídas, estorne as contas recebidas referentes a essa venda seguindo os passos abaixo:
- Na tela de Contas a receber, clique em Consultas > Contas do cliente.
- Localize o cliente, selecione o registro e clique em Ok.
- Na tela seguinte clique em Consultas > Contas baixadas.
- Selecione a opção que achar melhor ao caso. As contas recebidas desse cliente serão listadas na tela conforme a opção selecionada.
- Selecione a conta a ser estornada e clique em Opções > Estornar a baixa.
- Verifique as operações que serão desfeitas e clique em Ok.
- Faça esse procedimento para todas as parcelas referentes à venda recebidas do cliente.
Agora você poderá excluir a venda seguindo as instruções abaixo:
- Acesse Janela principal > Vendas.
- Localize a venda que deseja excluir através do menu Ferramentas > Localizar ou CTRL + L.
- Ao encontrar a venda, selecione-a e clique em OK para mostrar todos os dados.
- Clique em Opções > Estornar para estornar fechamento da venda.
- Clique em Registro > Excluir para o excluir o registro da venda.