O servidor RPC não está disponível. O que fazer?
Se ao tentar imprimir, o sistema está apresentando a mensagem de erro O servidor RPC não está disponível é provável que o serviço Chamada de procedimento remoto (RPC) não esteja ativo no Windows. Para resolver o problema, siga os passos abaixo:
- Acesse Iniciar > Configurações > Painel de controle > Ferramentas administrativas > Serviços.
- Localize e dê um duplo-clique no item Chamada de procedimento remoto (RPC).
- Na tela que se abrirá, deixe o campo Tipo de inicialização como Automático.
- Se o Status do serviço estiver como Parado, clique em Iniciar.
- Clique em Ok para concluir.
Se, após executar os procedimentos acima, o erro persistir:
- Localize, ainda na janela de Serviços, o item Spooler de impressão e dê um duplo-clique sobre o mesmo.
- Na tela que se abrirá, deixe o campo Tipo de inicialização como Automático.
- Se o Status do serviço estiver como Parado, clique em Iniciar.
- Clique em Ok para concluir.